terça-feira, 8 de setembro de 2009

Conceitos e Reflexões sobre Tecnologia Educacional


Em primeiro lugar, é importante conceituar a palavra técnica, do verbo grego tectein, que significa: criar, produzir, conceber, dar à luz. O seu sentido foi restrito a partir da Revolução Industrial, porém técnica não é apenas o produto, a forma de meros instrumentos, mas sim a produção, o modo de criar e produzir.

A escola também participa das evoluções tecnológicas, mas o seu processo é lento.

Hoje se reconhece tecnologia sendo apenas aquilo que se criou depois do meu nascimento, e isso não se confirma, tecnologia já existia e um grande exemplo de tecnologia é o livro, utilizado a anos.

Tecnologia Educacional é uma disciplina orientada para à prática controlável e pelo método científico. ela se relaciona com à prática do ensino baseado nas teorias das comunicações e nos aprimoramentos tecnológicos.

A Educação, também participa da evolução tecnológica, hoje temos visto nas escolas computadores sendo utilizados para o enriquecimento das aulas, deixando claro que, esse instrumento não substituirá o professor.

A escola, às vezes se esquece que à um longo tempo, ela utiliza muitos instrumentos tecnológicos, como lousa, giz, rádio, etc, porém é importante acrescentar na educação as novas tecnologias.

Um comentário:

  1. Elaine parabéns pelo blog, adorei as cores e o jeito que vc o organizou.

    a avaliação do blog foram considerados:
    - registros das aulas
    - regularidade destes registros
    - enriquecimento destes registros (links, videos, etc)

    ResponderExcluir