terça-feira, 6 de outubro de 2009

Impactos das tecnologias de informação sobre os deficientes visuais


Os deficientes visuais já passaram e passam por vários problemas na sociedade, eles são excluídos por causa do seu problema. Os deficientes eles desenvolvem algumas habilidades na qual eles podem brilhar e desenvolverem trabalhos que envolvem percepção, talento ou informação.
A situação começou a mudar em meados do século XIX, quando se criou uma escola de cegos em Paris, a partir daí alguns autores desenvolveram a comunicação com métodos táteis, Álvares de Azevedo, estudou nessa escola com esse método, chamado de Braile, muito utilizado até hoje e importantíssimo para os deficientes. No Brasil, em 1854, o Imperador criou a escola de cegos, com a escrita Braile, que foi um diferencial para os cegos.
Após a guerra do Vietnã, as pessoas que ficaram cegas, em conseqüência da guerra, reivindicaram direitos por suas lesões, a IBM criou então, programas de computadores com síntese de voz, esse foi o primeiro produto que permitiu os cegos usarem o computado. Nos anos de 1980, o uso dos programas passou a ser utilizado no Brasil, fazendo com que os cegos conquistassem seu lugar em empresas e salas de aulas.
Em 1998, o MEC criou o programa do Livro Didático em Braile, eles eram transcritos para o Braile e entregue aos deficientes sem nenhum ônus. O programa Dovox também os ajudou na utilização da internet.
Com todos os avanços tecnológicos, os cegos ainda enfrentam desafios e alguns problemas, pois o custo para ter os equipamentos é alto, e, por exemplo, para uma empresa contratar um deficiente visual, ela gastará mais com os programas que terá que comprar para equipar o computador para o cego utilizar.

Um comentário:

  1. Que bom que existem pessoas preocupadas com aqueles que são menos favorecidos da sociedade.
    Parabens por seu trabalho!
    vou utilizar o gif no meu bolg

    http://profmairatarrago.blogspot.com

    ResponderExcluir