terça-feira, 8 de dezembro de 2009

* Como utilizar e mediar tecnologias sejam elas digitais ou eletrônicos, na sala de aula? Qual é a importância de mediação pedagógica nesse contexto?


A tecnologia apresenta-se como meio, como instrumento de aprendizagem. Porém, não basta trocar os recursos antigos utilizados como o giz por novas tecnologias. As técnicas precisam ser escolhidas de acordo com o que se pretende que os alunos aprendam, elas precisam estar coerentes com os novos papeis, com as estratégias que fortaleceram o papel do sujeito da aprendizagem.
O professor deverá ser um facilitador, incentivador, uma ponte para o aprendiz.
A mediação pedagógica busca abrir um caminho as novas relações dos estudantes.
Aulas expositivas, recursos audiovisuais, internet, PowerPoint, etc. podem ser utilizados e bem desenvolvidos com uma mediação pedagógica para a aprendizagem com alguns cuidados e utilizando alguns recursos tecnológicos.
As novas tecnologias cooperam para o desenvolvimento da educação em sua forma presencial e para o processo de aprendizagem à distância.
A importância da mediação pedagógica é que, em todo o processo e atividade, os alunos serão avaliados, auxiliados e, o professor atuará com criatividade, ajudando o aluno em todo o seu processo de ensino-aprendizagem, lhe dando o feedback das suas atividades. Entendendo que o aluno é o centro do processo, o professor como mediador deve planejar as ações, ter dinamismo, disponibilidade para o diálogo, comunicação e expressão em função da aprendizagem.

Um comentário: