segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Informática na Educação no Brasil

A atualização de computadores na Educação é tão remota quanto o advento comercial dos mesmos. O termo “Informática na Educação” refere-se a inserção do computador no processo de ensino-aprendizagem na educação.
Hoje, temos a utilização do computador nas escolas, como atividades extras e não como propõe a Informática na Educação.
Para implantar isso nas escolas, existe investimentos nas formações dos professores e algumas mudanças nas escolas.
A informática na Educação no Brasil nasceu a partir do interesse de educadores de algumas universidades brasileiras, motivados pelo o que viam que estava ocorrendo em outros países como nos Estados Unidos e França.
A proliferação dos computadores em 1990 permitiu o uso em vários setores da educação norte-americana.
O objetivo da França com a implantação da Informática na Educação não era de provocar mudanças pedagógicas na educação, e sim, na preparação do aluno para ser capaz de usar a tecnologia da informática. E o que mais marcou na França, foi o investimento nos professores para a área da informática.
Como já foi dito, no Brasil iniciou na década de 70, nas universidades, despertando assim, o interesse para a implantação de programas educacionais baseados no uso da informática. Em 1989, foi implantada na secretaria geral do MEC o Plano Nacional Informática Educativo Proninfe.
Era necessário formar os professores para as inovações. Essas formações aconteciam nos centros de pesquisas e por intermédio de atividades realizadas conjuntamente e também, ocorreu a formação em massa que coincidiu com o aparecimento dos microcomputadores MSX nas escolas brasileiras, eram simples porque não dispunham de muitas alternativas. Apesar de muitos avanços, ainda precisa desenvolver mais cursos, para professores para se obter o avanço necessário que almejamos.

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